Para crescer e se fortalecer, as empresas precisam não só conseguir novos clientes, mas também fidelizá-los. Porém, esse é um trabalho árduo e que exige bastante esforço na divulgação e no relacionamento com as pessoas. Por isso, as marcas precisam desenvolver mecanismos de captura de leads.

A captura de leads é um processo voltado para a atração daquelas pessoas que realmente possam se interessar pelos seus produtos e serviços. Para que isso seja feito de forma eficiente, é necessário desenvolver landing pages para atrair o seu público por meio da oferta de conteúdos interessantes e valiosos.

Por meio dessa estratégia, a empresa consegue identificar seus leads e estabelecer um mecanismo de contato, abrindo espaço para que essas pessoas venham a negociar com a marca. Assim, clientes em potencial são transformados em verdadeiros clientes do negócio, e a empresa pode criar ações para que eles sejam fidelizados.

No post de hoje, falarei especificamente sobre a importância da landing page na captura de leads. Vamos começar?

Geração de leads

Investir na geração de lead gera diversos resultados para um negócio. Entre eles, podemos destacar:

Tráfego específico

Ao disponibilizar conteúdos específicos, a empresa consegue atrair um público selecionado e mais alinhado com o escopo de trabalho do negócio. Isso contribui para aumentar o fluxo de visitas no site.

Lista de clientes

As landing pages exigem que os interessados em adquirir determinado conteúdo cadastrem o seu e-mail. Com isso, a empresa consegue montar uma lista de contatos relevantes para o negócio.

Relacionamento

Para fidelizar, é preciso cativar seus leads, certo? Você deve produzir conteúdos diversos como cases, artigos e e-books. Esse processo de relacionamento levará as pessoas a comprar da sua empresa.

Gestão de leads

Observar e cuidar dos leads é de grande importância para qualquer empresa. A maioria das pessoas não está aberta a um processo de vendas direto, e por isso deve-se investir na produção de conteúdos relevantes e que possam chamar a atenção e conquistar o seu público.

Esse processo de divulgação de conteúdo deve acontecer em todos os canais de comunicação de um negócio, como mídias sociais, blog e site. Além disso, devem ser oferecidas promoções e condições especiais para que mais pessoas cheguem até a sua empresa e cedam seus endereços de e-mail.

Com essa informação, é possível traçar uma estratégia de nutrição de leads e que possibilite aumentar o número de vendas realizadas, ao mesmo tempo em que fortalece os processos de fidelização de clientes.

Programa de gestão de lead

Não basta criar uma landing page e chamar a atenção das pessoas: para que a sua estratégia tenha sucesso, é preciso desenvolver uma série de mecanismos para garantir a eficiência do processo e a conversão de leads. Veja como:

  • captura de leads por meio de conteúdo (sempre de qualidade e alinhado aos interesses do público);
  • com a landing page, conseguir dados sobre as pessoas (e-mail e informações pessoais) que vão orientar o seu trabalho;
  • com as informações, é importante separar os leads de acordo com o estágio de compra em que estão;
  • a nutrição de leads levará em conta o estágio de compra do cliente. Serão produzidos conteúdos para cada um desses estágios;
  • o trabalho deve fazer com que sejam geradas oportunidades de negócio;
  • por fim, é preciso mensurar as suas ações para tornar as próximas campanhas mais eficientes.

Estrutura da landing page

Para ser eficiente, uma landing page precisa levar em consideração alguns aspectos na hora da sua criação. Saiba como estruturá-la:

Cabeçalho

Sempre aposte em títulos sucintos, diretos, objetivos e que traduzam a oferta oferecida pela empresa.

Texto

Todas as informações relevantes e o call to action devem ser visualizados sem precisar rolar a página.

Formulários

Deixe apenas os campos mais importantes, sobretudo aquele em que é solicitado o contato.

Prova social

Demonstre a credibilidade da sua empresa e da sua oferta. Para isso, pode-se usar depoimentos de clientes, logo de empresas ou entidades parceiras, trechos de matérias jornalísticas ou ícones de compartilhamento nas redes sociais.

Imagens

As imagens deixam a landing page mais atraente, mas sempre coloque fotos que estejam relacionadas à sua oferta.

Call to action

A landing page sempre deve contar com uma chamada para ação. Ela deve ser clara e construída na voz ativa.

Gostou deste artigo sobre a captura de leads? Então curta a minha página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos como este!