Os indivíduos sempre buscaram se relacionar. É fácil lembrarmos diversas atitudes pessoais durante uma paquera, um início de namoro ou simplesmente uma amizade. Grande número de ligações, trocas de confidências, registro de momentos especiais, dentre outros comportamentos caracterizaram ao longo dos tempos uma proximidade afetiva maior de uma pessoa com outra. Neste contexto, o uso das novas tecnologias potencializaram objetivos bem conhecidos em tempos anteriores, porém agora através de novos recursos, de forma a permitir também experiências e comportamentos peculiares. Mas será que as novas tecnologias não nos tiraram um pouco a liberdade de escolha em participar desse novo contexto? Vejamos algumas reflexões e uma matéria da TV União sobre o tema.

É curioso analisar nosso tempo atual com um olhar sobre a conduta dos indivíduos em tempos anteriores a partir das ferramentas que dispunham. Será, por exemplo, que os problemas recorrentes de auto-exposição são mesmo um efeito do ingresso das novas tecnologias ou esse comportamento sempre existiu, porém sem tanta plateia? Foi a troca da carta no correio pelo veloz envio de Whatsapp ou da paquera da praça pela cômoda escolha no Tinder que trouxeram problemas de auto exibição, ansiedade nas redes sociais etc.? Ou foi o excessivo número de amigos do Facebook, mesmo com laços fracos, e a necessidade de sustentação de ranking em jogos online devido à amplitude de plateia que ocasionou alguns comportamentos até patológicos nas pessoas?

As reflexões sobre o uso que fazemos das tecnologias que nos aparece é importante e necessária, sobretudo diante das atualizações hi-tech pelas quais passamos diariamente. Custom essays writer click the following article Essay writing You have hit the mark. Isso dá pauta para uma boa pesquisa. E então poderíamos desvendar um pouco mais da resposta se a escolha sobre as ferramentas ainda está em nossas mãos ou, em muitas ocasiões, são as ferramentas que nos escolhe para usá-las.

Veja a seguir uma reportagem que rodou na TV Unifor, durante o jornal União Brasil, com apresentação de Richell Martins. A entrevista foi veiculada em 29/11/2013, com depoimentos do professor W. Gabriel de Oliveira e da psicóloga Carlota Fiúza.

Relacionamentos nas Mídias Sociais e Uso dos Smartphones

Clique na imagem para ver esse e outros vídeos ou acesse http://www.youtube.com/watch?v=760kgfAG-Bs

Clique na imagem para ver esse e outros vídeos ou acesse http://www.youtube.com/watch?v=760kgfAG-Bs