Você sabe o que é SEO? Esse texto já deveria ser sobre técnicas avançadas de Search Engine Optimization (SEO), por conta do grande desenvolvimento que esse trabalho já atingiu. Mas muita gente – e principalmente aquelas que pagam, os clientes – ainda desconhecem esse termo. Vamos então bater um papo rápido sobre otimização para ferramentas de busca.

Um dia, fazendo a faxina da casa, você encontra uma fita K7 raríssima. Logo você pensa: “tenho que digitalizar essa fita”. Ok, você está em Fortaleza-CE. E agora? Clique aqui e saiba o que 90% das pessoas faria.

Não há mais o que defender quando se fala da importância das ferramentas de buscas. Basta ir para a prática e você terá todos os argumentos. O que precisa entrar na cabeça de quem deseja investir em Internet é que existe serviço especializado em presença nos buscadores. Esse deve ser também um serviço essencial quando se está traçando uma estratégia de ação on-line, pois mexe com trabalhos desde o desenvolvimento do site ou do blog, passando pelo conteúdo e indo até a manutenção contínua para melhorar os resultados. Esteja sempre com esse soldado acompanhando o projeto, pois ele é fiel e estratégico para os resultados.

Como trabalhar para as buscas?

Um trabalho voltado para os buscadores passa por serviços On Page (fatores internos) e Off Page (fatores externos). Ambos influenciam os resultados e podem ser acompanhados pelos profissionais de SEO. Seguem alguns dos serviços que geralmente são acompanhados de forma essencial por esses profissionais:
  • Desenvolvimento já otimizado das plataformas web (códigos de programação e webdesign otimizados);
  • Conteúdo estratégico em posições chave dentro de sites, blogs ou em ambientes externos;
  • Presença on-line espalhada na Internet, principalmente em locais onde seu público-alvo está;
  • Técnicas de configuração de URLs, hiperlinks e até layout das páginas do site, dentro outros.

Quem trabalha com buscas?

Um profissional de SEO geralmente pode ser encontrado em agências web (que trabalham com Internet Marketing), empresas especializadas em otimização, empresas especializadas em monitoramento de presença on-line e até empresas específicas de web analytics.

É um profissional requisitado e raro, porque precisa de conhecimento e experiência. Possui sempre uma visão estratégica de como melhorar as conversões do target.

Conversões? Sim, conversões são, por exemplo, o público entrar no portal e se cadastrar lá, comprar algum produto, ler um conteúdo específico, enfim, sentir-se atraído e adquirir o que a empresa ofereceu. As conversões são definidas ainda no plano de métricas, dentro do planejamento do projeto. O trabalho de SEO, nessa caso, torna mais fácil encontrarem o site ou o blog da empresa justamente no ponto em que esses ambientes web oferecem mais rapidamente conversões (ex: ir diretamente à página de cadastro ou a uma landing page específica).

O que a empresa ganha trabalhando com as buscas?

A resposta é lógica: visibilidade com qualidade, de forma que aumente as conversões e atinja os objetivos do cliente.

Mas como fazer isso? Seguem alguns exemplos que o trabalho de SEO ajuda:

  • Indica conteúdo relevante e ganha adeptos, audiência, indicações de outros sites e, conseqüentemente, posicionamento nas buscas (melhora até o PageRank);
  • Assessora trabalhos de Social Media, Web Analytics e outras iniciativas para gerar presença on-line e melhorar as conversões;
  • Acompanha o desenvolvimento dos ambientes web: padrões web, posição das tags HTML e outros códigos, módulos e componentes acessíveis;
  • Sabe diferenciar quando é melhor ter um trabalho de SEO ou de Links Patrocinados (inclusive, alguns profissionais de SEO são também certificados GAP – Google Advertising Professionals, trabalhando com Google AdWords, e não só com busca orgânica por meio de SEO).

REFERÊNCIAS:

Seguem também nomes de feras e seus twitters (lista feita com ajuda de @diogenespassos):

Troque uma idéia!
Deixa seu comentário ou siga-me no Twitter @wgabriel1