Há alguns anos, muitos não imaginavam que as redes sociais se tornariam plataformas tão boas para as estratégias de marketing digital das empresas. Contudo, como podemos observar, hoje é quase impossível não encontrar determinada marca em alguma mídia social.

Porém, muita gente ainda acha que apenas estar presente nelas já é o suficiente, mas não é bem assim. Cada uma tem possibilidades diferentes a serem exploradas. Portanto, deixar as outras de fora significa perder novas oportunidades.

O que você deve ter em mente, no primeiro momento, é que as redes sociais possuem suas próprias linguagens, objetivos e públicos distintos. Logo, é preciso se adaptar a cada uma dessas plataformas.

Quer saber como utilizar as mídias sociais da melhor forma para a sua empresa? Continue lendo o artigo e confira as nossas dicas!

Por que a mídia social é importante para as empresas?

Toda empresa que pretende entrar de cabeça no marketing digital deve saber que o engajamento com o público é fundamental. Estar presente nas mídias sociais é a melhor forma de se aproximar desse público e manter um relacionamento.

Por meio dessa mídia é possível fidelizar antigos clientes e conquistar novos. Se a sua estratégia for bem-sucedida, você ainda consegue fãs para a sua marca! É só olhar alguns cases de sucesso, como a Netflix.

Como utilizar as redes sociais?

Facebook

Não tinha como começar a lista citando outra. O Facebook é a mídia social mais popular do mundo inteiro. No Brasil, ela fica atrás apenas do Google e do YouTube no ranking dos sites mais acessados.

O Facebook permite que você se comunique com seus usuários por diversos formatos, como imagens, textos e vídeos. Você pode criar uma página exclusiva para o seu negócio e impulsionar suas publicações. Ou seja, mesmo que a pessoa não faça parte de sua fanpage, pode visualizar seus posts.

Entre diversas ações que você pode tomar, estão:

  • publicar os artigos do seu site;
  • postar fotos e vídeos do seu produto;
  • interagir fazendo peguntas;
  • entrar nas conversas, caso seja conveniente.

Twitter

O Twitter é conhecido como a rede social dos 140 caracteres. Nessa plataforma você deve ser objetivo, senão vai faltar espaço.

O público do Twitter costuma ser mais descontraído que de outras redes. Portanto, você pode utilizá-lo para publicações mais espontâneas, como comentar alguma notícia do momento ou incentivar as pessoas a tuitarem usando certas hashtags.

Muitas empresas também utilizam o Twitter como SAC, criando um perfil especialmente para essa finalidade e conversando com os consumidores para resolverem seus problemas.

Criar enquetes é outra possibilidade que essa plataforma oferece. Desse modo, você consegue coletar informações dos usuários, além de interagir com eles. Por meio de uma ferramenta específica, em poucos segundos está pronta sua enquete.

Instagram

O Instagram é excelente para qualquer empresa, porém, as marcas de roupas e acessórios são as que mais fazem uso dele. Ao tirar uma bela foto e aplicar um filtro ideal, se pode conseguir muitas curtidas e comentários em suas publicações.

Uma prática comum desse meio é incentivar o público a postar fotos utilizando seu produto. O cliente usa uma hashtag com o nome da marca e você consegue encontrá-lo facilmente.

Você também pode publicar fotos e vídeos dos bastidores da empresa. Dessa forma, você cria uma sensação de proximidade com seus seguidores.

LinkedIn

O principal objetivo do LinkedIn é estabelecer uma conexão entre profissionais e empresas. Pode-se dizer que ele é uma mistura de currículo com portfólio 2.0.

Muitos ainda pensam que essa rede serve, exclusivamente, para anunciar vagas de emprego e procurar profissionais qualificados. Mas você pode ir muito além e divulgar suas conquistas e conteúdos relevantes, por exemplo. Comunicar as novidades da empresa também é válido.

Existem diversas formas de conseguir engajamento com o público de qualquer mídia social. Porém, é preciso se adequar à linguagem da plataforma, além de seu público-alvo, claro. Com uma boa estratégia e criatividade, sua empresa pode se tornar um case de sucesso e conseguir muitos fãs.

Está gostando dos conteúdos? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as novidades.