Se você lida diretamente com seus clientes com alguma frequência, provavelmente sabe como pode ser difícil convencer alguns deles a fechar negócio com a sua empresa — mais difícil ainda é fazer com que eles continuem voltando!

Se antes bastava ter um bom produto para fidelizar clientes, hoje isso não é mais suficiente. Com a concorrência cada vez maior, você precisa de estratégia. É claro que toda prática de fidelização varia de acordo com alguns fatores, e não é preciso se preocupar em fazer tudo igual a uma multinacional. Ainda assim, você deve entender os princípios e saber como aplicá-los.

Para te ajudar com essa missão, trouxemos aqui 4 dicas de como fidelizar clientes e estimular o seu engajamento. Confira!

1. Descubra quais benefícios são úteis naquele momento

Aquele produto, conteúdo ou solução no qual seu público está interessado hoje pode não ser o mesmo na semana que vem. As necessidades mudam e o seu produto precisa se adaptar a isso. Se você pretende fidelizar clientes todos os dias, é necessário saber o que eles precisam naquele momento.

O caminho aqui é sempre se perguntar quem são seus clientes, o que eles querem, como e quando querem. Por exemplo, quando chega o verão, lojas de roupas tiram casacos das vitrines e colocam roupas mais leves, que são justamente o que seu público busca nessas épocas.

2. Ofereça novos conteúdos regularmente

Uma forma eficiente de fidelizar seu público é usar um canal de conteúdo, como um blog ou vídeos, trazendo novidades sobre seu setor e outros dados úteis. Porém, não basta ter um grande catálogo em uma página. É necessário alimentá-la e nutri-la. Afinal, você também pararia de acompanhar um canal que não cria nada novo, não é mesmo?

Por exemplo, se você publica um novo artigo por semana na sua loja virtual e ele é sempre relevante para o seu público, pode ter certeza de que receberá um número regular de visitas. Quanto mais tempo um lead passa em contato com sua marca, maiores são as chances de que feche uma compra.

3. Prepare pequenas surpresas ao longo do caminho

Ter suas expectativas atendidas é bom. Mas tê-las superadas é ótimo! O mesmo vale para o seu relacionamento com o cliente.

Faça uma promessa consistente, que atenda às demandas e modele as expectativas. Em seguida, insira pequenos bônus ao longo do caminho, como uma entrega antes do prazo ou um serviço extra. É mais fácil fidelizar clientes altamente satisfeitos do que os “apenas satisfeitos”.

4. Resolva reclamações rapidamente

Sabia que, quanto mais uma pessoa reclama de algo, mais ela quer? É como ouvir pessoas falando mal de doces, de como eles engordam, mas ver como elas adorariam colocar alguns deles na boca. Da mesma forma, a maioria dos clientes que começa com reclamações é que acaba fechando o contrato.

Essa parcela tende a aumentar quando o cliente tem sua reclamação atendida mais rapidamente. Então, se alguém começar a reclamar muito do seu serviço, veja imediatamente o que pode ser feito para resolver o problema e terá uma boa chance de fechar a venda mais rápido.

Agora que você entendeu como fidelizar clientes, que tal continuar recebendo nossas dicas para maximizar suas campanhas de marketing digital? Inscreva-se na nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!